GRANDES ARTISTAS MARCIAIS: Meu encontro com Kimura sensei, PhD in mathematics

¨Sagawa, um discípulo direto do mestre de Daito-ryu Sokaku Takeda, e contemporâneo de Morihei Ueshiba (fundador do Aikido), insiste que Aiki não é definitivamente uma arte misteriosa; pode ser explicado logicamente. Contudo, qualquer observação da técnica de Sagawa deixava o observador com o sentimento de que algo mágico ocorreu. Aiki parece ser a única pura manifestação das artes marciais japonesas que sobreviveram até hoje!?

O autor Tatsuo Kimura estudou diretamente com Sagawa Sensei por mais de 20 anos, e foi o seu estudante mais veterano. Naquele tempo, Kimura copiou mais de 5.000 páginas escritas durante e imediatamente seu treino com Sagawa Sensei. Estas notas proveram uma oportunidade sem paralelo de escutar o que Sagawa refletiu sobre sua vida e arte durante seus últimos anos de vida.¨

Em que pese Aiki...(em comentários)

Comentários

  1. , e seu contrário Kiai, serem conceitos japoneses não comprováveis, se visto pelo modelo cartesiano e newtoniano, são parte importante da energia imaginada, como é a libido em psicanálise e psicologia analítica e ou escolas ditas mentalistas, acusadas de esotéricas, místicas e sem cientificismo. O autor Kimura Tatsuo sensei defende a idéia de aiki de outros modos, eu o conheci pessoalmente e visitei seu escritório algumas vezes para treino pessoal, ele me demonstrou sua técnica por alguns raros instantes. Kimura é professor doutor de matemática na Universidade de Tsukuba, onde também encontramos Kashima shin ryu, um dos estilos mais antigos, e kyudô estilo Hegi.Um relato interessante é o do Paulo Wollos e de Wagner Bull, do Instituto Takemussu, com quem concordo sobre a falta de marcialidade em alguns grupos para compreensão deste conceito paradoxo do Aiki/Kiai.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog