DIÁLOGO DE BATUQUES
"A preservação dos saberes ancestrais na Capoeira, no dizer do Mestre Patinho, está na capacidade de inserir-se “o novo no velho sem molestar raízes”, uma vez que cada geração humana acrescenta ao conteúdo de uma Tradição, a sua vivência, daí o ditado popular: “quem conta um conto acrescenta um ponto”.
Nesse sentido, e, no interesse de colaborar com a discussão acerca da Capoeira, sua origem e manifestações ocorridas no tempo, a Escola de Capoeira Angola do Laborarte, fundada em 1985, sob a coordenação-geral do Mestre Patinho, realizará mais uma edição do “Iê, Camará! Encontro de Capoeiras no Maranhão”, que desde 1993, traz em seu bojo relevantes assuntos discutidos em rodas de diálogos, com a participação de mestres de renome (a exemplo de Canjiquinha, Nô, Moraes, Paulo dos Anjos, Leopoldina, Augusto Januário, Arêrê, Fred Abreu, Cobrinha, entre outros) nessa arte guerreira de matriz africana, genuinamente brasileira.
O tema atual é “Diálogos de Batuques e a Capoeira”, tendo como referências o Samba de Maracatu pernambucano, o Samba de Roda baiano e o Tambor de Crioula maranhense. Os diálogos a serem travados têm como objetivo incidir luz sobre o curso da Capoeira no tempo e suas relações com elementos daquelas manifestações, que sugerem jogos de luta.
Para a realização deste evento serão convidados mestres de Capoeira e da Cultura Popular, de outros estados , como : Bahia e Pernambuco , bem como Mestres da Capoeira e Cultura Popular do Maranhão."
Comentários
Postar um comentário