Cartilha do Budō para Crianças e Adolescentes
tradução atualizada baseada no original em japonês de 2004 (Budo Kensho, site da Nippon Budōkan) e na versão oficial em inglês (Japanese Budō Association, 2009) por: Fábio Cardias 16/abril/2009
Budō, os caminhos marciais do Japão, são formas de cultura tradicional que estimam o espírito marcial tradicional repassados desde tempos antigos. Através da prática do budō, o estudante aprende maneiras corretas, refina sua habilidade técnica, e desenvolve a mente e o corpo ao se tornar um ser humano virtuoso.
O estudante de budō não somente foca os objetivos secundários de habilidade técnica ou vitória competitiva, mas luta para compreender os verdadeiros ideais do budō e amar suas tradições.
Os seguintes artigos delineados nesta Cartilha do Budō para crianças e adolescentes devem ser adotados pelos jovens praticantes com o objetivo de eles mesmos se beneficiarem do seu estudo e apreciarem os ideais do budō.
Artigo 1 (objetivo)
Preenchidos com um grande senso de justiça, coragem, consideração por outros, e corpos e mentes sadios alcançados pelo treino nas técnicas do budō, nós aspiramos a nos tornar pessoas úteis à sociedade.
Artigo 2 (keiko-prática)
Quando treinando budō, nós não abdicaremos das formas tradicionais de etiqueta e lições dos nossos professores e mestres. Nós iremos praticar as técnicas fundamentais da forma mais apurada possível, tentando aprender não somente as técnicas, mas nos esforçaremos para fortalecer nossos corpos e mentes no melhor de nossas habilidades.
Artigo 3 (shiai-competição)
Em contendas (shiai) e demonstrações (embu) nós faremos todos os esforços para demonstrar as habilidades que nós adquirimos no curso do treinamento. Nós iremos cumprir isto com atitude digna e esforçada, sem nos tornar obcecado com o ganhar ou o perder.
Artigo 4 (dōjō-sala de treino)
O dojō é o local onde aprendemos nossas habilidades e cultivamos força física e mental. Nós devemos seguir as regras, se comportar de maneira polida, e manter o dojo limpo e seguro.
Artigo 5 (pares)
Nós devemos valorizar as amizades que fazemos no dōjō, e cooperar e apoiar um ao outro. Deixar-nos aproveitar o treino coletivo e nos esforçar em fazer amizades com todos ao nosso redor.
Estabelecida em 16 de setembro de 2004, pela Associação Japonesa de Budō (Nippon Budōkan Kyōgikai)
Budō, os caminhos marciais do Japão, são formas de cultura tradicional que estimam o espírito marcial tradicional repassados desde tempos antigos. Através da prática do budō, o estudante aprende maneiras corretas, refina sua habilidade técnica, e desenvolve a mente e o corpo ao se tornar um ser humano virtuoso.
O estudante de budō não somente foca os objetivos secundários de habilidade técnica ou vitória competitiva, mas luta para compreender os verdadeiros ideais do budō e amar suas tradições.
Os seguintes artigos delineados nesta Cartilha do Budō para crianças e adolescentes devem ser adotados pelos jovens praticantes com o objetivo de eles mesmos se beneficiarem do seu estudo e apreciarem os ideais do budō.
Artigo 1 (objetivo)
Preenchidos com um grande senso de justiça, coragem, consideração por outros, e corpos e mentes sadios alcançados pelo treino nas técnicas do budō, nós aspiramos a nos tornar pessoas úteis à sociedade.
Artigo 2 (keiko-prática)
Quando treinando budō, nós não abdicaremos das formas tradicionais de etiqueta e lições dos nossos professores e mestres. Nós iremos praticar as técnicas fundamentais da forma mais apurada possível, tentando aprender não somente as técnicas, mas nos esforçaremos para fortalecer nossos corpos e mentes no melhor de nossas habilidades.
Artigo 3 (shiai-competição)
Em contendas (shiai) e demonstrações (embu) nós faremos todos os esforços para demonstrar as habilidades que nós adquirimos no curso do treinamento. Nós iremos cumprir isto com atitude digna e esforçada, sem nos tornar obcecado com o ganhar ou o perder.
Artigo 4 (dōjō-sala de treino)
O dojō é o local onde aprendemos nossas habilidades e cultivamos força física e mental. Nós devemos seguir as regras, se comportar de maneira polida, e manter o dojo limpo e seguro.
Artigo 5 (pares)
Nós devemos valorizar as amizades que fazemos no dōjō, e cooperar e apoiar um ao outro. Deixar-nos aproveitar o treino coletivo e nos esforçar em fazer amizades com todos ao nosso redor.
Estabelecida em 16 de setembro de 2004, pela Associação Japonesa de Budō (Nippon Budōkan Kyōgikai)
Boa tarde, Fá!
ResponderExcluirTeu blog está cada vez melhor...
Adorei todas as novidades, a cartilha então, maravilhosa iniciativa.
Fico feliz por tanta produção.
Saúde para todos: tu, vó, etc...
Bjs!
;O)
obrigado Ariana, mesmo o seu..parabéns
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