Postagens

Mostrando postagens de 2015

Dezembro 2015: luta antimanicomial no Brasil

"Micromanicôsmios no Macromanicôsmio promove hu-manadas: infra-humanizações. Valencius Wurch? Assim não Vale! Rio Amargo! Micro-manicoísmos!"

PEREGRINAÇÕES BUDISTAS TIBETANAS: TRÊS COROAS-RS

Imagem
Incontáveis eras atrás, em um tempo além do início do nosso tempo, um Buda (um desperto) apareceu em uma esfera planetária chamada "Profusão de Luzes". Uma princesa desse reino, chamada Lua de Sabedoria (tibetano. Ieshe Daua ), desenvolveu grande fé e devoção pelo Buda...Tara Vermelha é um aspecto feminino de buda...(KHADRO, Chagdud. In: Comentários sobre Tara Vermelha)

Viagem à GRAMADO: FRIO, VINHOS, HORTÊNCIAS E CALOR HUMANO

Imagem
...como se vê no sistema pedagógico onde o trivium  - gramática, lógica e retórica (os voces ) - equilibra satisfatoriamente o quadrivium  - aritmética, geometria, música e astronomia (as res ). Ora, pouco a pouco, em sete séculos, a pedagogia do Ocidente vai ver as voces serem absorvidas pelas res , e o homem sapiens , ou mesm o philosophans , perde, pouco a pouco, suas "vozes" em favor das "coisas"...(DURAND, Gilbert. In: Ciência do Homem e Tradição)  

II CONGRESSO INTERNACIONAL DO CIR2i

Imagem
Em outubro de 2015, tive uma experiência excelente em Porto Alegre. Neste congresso fui ouvinte de grandes pensadores do Imaginário durandiano, apresentei meu trabalho sobre Ilha dos Lençóis e pela primeira vez vi minha tese doutoral citada por colega da UFPel. Encontrei amigos como o prof. Edilson da UFSCar e Denise da UFMA, e fiz outros, como os da foto abaixo.

Palestra na UNIFESP: Núcleo de Pesquisas Interculturais

Imagem
EMARANHADOS MARANHENSES: ANTROPOLOGICES ALBINEGRAS, NEGRÍNDIAS E CABOCLAS:  Já há mais de quatro anos em atuação e ensinaprendendo nas entranhas do interior do Maranhão, em uma universidade pública que se desenvolve para colaborar com a educação formal da região, ainda que escolarizante, gostaria de dialogar sobre algumas vivências cotidianas naquele pedaço de Brasil também diferente. Não falarei do reggae da capital, ou da influência caribenha, experiência da capital ludovicense, mas do suodeste do Maranhão, um dos portais abertos da Amazônia (nada de Pré-Amazônia!) em namoro com o belo Cerrado da Chapada das Mesas e do Sertão que não conhece secura. Ser tão acostumado às imigrações, eu poderei dividir como diálogo (nada de discursos!) um pouco de alguns registros pertinentes em ilhas encantadas albinas, terras de mandinga preta e aldeias evangélicas, e não, tupis e timbiras. Aos kupen não levo nada de extraordinário, chego na baixada santista pra trocar as alturas profundezas d...

USP: Banca de Defesa FEUSP

Imagem
sala 130 do Lab-Arte - Faculdade de Educação da USP, aprovação da contribuição da Erenay "Espaçotempo e ancestralidade de matriz afro-amerindia em terras caboclas"...prazer em rever nossas referências pensentindoras...

AGENDA: UNIFESP-BAIXADA SANTISTA

Imagem

AGENDA: BANCA DE MESTRADO/USP

Imagem
Erenay Martins fará a defesa de sua dissertação de Mestrado intitulada “Espaçotempo & Ancestralidade de Matriz Africana em Terras Caboblas” foto em:  http://www.kiusam.com.br/ Membros Titulares Marcos Ferreira dos Santos – FEUSP/EDA Kiusam Regina de Oliveira – Secretaria de Educação de Diadema/SP Fábio José Cardias Gomes – UFMA Será no dia 24 de abril de 2015, às 14h, na sala 130 do Bloco B da Faculdade de Educação da USP.

LIBER-ARTE: NÚCLEO RIO CACAU - ABERTURA ESTUDOS ASIÁTICOS/ORIENTAIS

Imagem
Iniciamos hoje os Estudos Asiáticos, parte do nosso projeto de extensão, e quem inaugurou o semestre letivo foi o professor e amigo Maine, argentino, imperatrizense, belenense, versado em Índia tradicional, especialmente nos Vedas, e no I Ching chinês. Pessoa carismática, com sotaque portenho, já foi tudo na vida. Obrigado caro senhor peregrino, hare-krishna, aventureiro no Brasil. E também ao nosso grupo!

COMUNIDADE GOVERNADOR...ETNIA GAVIÃO...FESTA DO GAVIÃO

Imagem
Comunidade Governador, da etnia Gavião, língua do tronco Gê (temerè-como vai?, kupen-homem branco, iãm-mariuana...), aos poucos vou aprendendo algumas palavras, paixão por línguas nativas. Essas senhoras são bem-humoradas, simpáticas e sábias em muitas coisas, aí é só aprendizado! Poderíamos fazer muito mais pelas comunidades tradicionais, ancestrais e milenares. Kãã(obrigado)!

ILHA DE LENÇÓIS...REI SÃO SEBASTIÃO...

Imagem
Comunidade Ilha de Lençóis, município de Cururupu, arquipélago do Maiaú, oceano Atlântico...ilha encantada de Rei ou Dom Sebastião, sebastianismo oriundo de Portugal, vila de pescadores e albinos..."quem desencantar lençóis põe abaixo o Maranhão" (foto: Projeto Ilha dos Lençóis/UFMA)...lençóis encantados...

BELÉM...GUAMÁ...GUAJARÁ...

Imagem
Belém, viagem com minha família! esposa e filhote, contemplamos juntos o Rio Guamá  grandioso e caudaloso,  a Baía do Guajará... vimos o peso..Açaí de Iaçá,  filha do cacique Itaki... Ah  Iansã ...daí ao porto de outro Itaqui...adoro estar aqui1